domingo, 15 de maio de 2011

Alimentação Saudável!

O lanche na escola é fundamental para o desenvolvimento infantil, devido a quantidade de atividades físicas e intelectuais desenvolvidas a criança não deve passar longos períodos em jejum.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam o lanche não é o responsável por tirar o apetite na hora do almoço/jantar, mas a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos neste momento.
Vão algumas dicas do IMen - Instituto de Metabolismo e Nutrição, para o preparo de lanches escolares mais saudáveis:

* Um líquido para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas. Devem ser acondicionados em garrafas térmicas de lancheiras, podem ser sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack. Cuidado com os refrigerantes!

* Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, mexerica, uva)

* Um tipo de carboidrato: sua principal função é fornecer energia. Ofereça pães (integral, fôrma, sírio, broa, etc...), bolachas, bolos. Cuidado com a quantidade, pois são apenas parte do lanche.

* Um tipo de proteína: estas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de estarem ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas (queijos, requeijões), iogurtes, frios e defumados os mesmos devem se mantidos em temperatura adequada.

Vamos tentar mudar os hábitos de nossos pequenos!
A fruta é essencial na rotina alimentar das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário